Autocuidado para trabalhar melhor
'}}

Hoje quero te ajudar a fazer sua própria sessão de autocuidado. Essa atividade serve tanto para sua vida profissional quanto pessoal.

Cada um de nós tem o desafio de se cuidar e se manter saudável nesse mundo onde o estresse e a ansiedade têm índices tão alarmantes. Uma sugestão é fazer alguns exercícios mentais como uma forma de curar nosso corpo e mente e de potencializar nossa autoestima, autoconhecimento e melhorar nossa inteligência emocional. Esses exercícios tem base nas meditações de atenção plena e são bem simples.

Quando você volta para si mesmo(a), aumenta a capacidade de foco, melhora a criatividade e potencializa o autoconhecimento. Sendo assim, convidamos você a encontrar alguns minutos livres em seu dia, para voltar-se a si mesmo(a).

Um bom ambiente para isso é estar em algum lugar calmo, tranquilo. Você também pode ouvir músicas calmas e relaxantes, que ajudem a se concentrar no seu interior.

É importante que você esteja com a coluna ereta, mas sem enrijecer os músculos. Pode ser sentado na cadeira do trabalho mesmo e de preferência com braços e pernas descruzados. Observe sua respiração, respire fundo e solte o ar lentamente. Procure esvaziar sua mente de pensamentos ruins e preocupações e enchê-las de pensamentos bons Desta forma, é possível perceber como a sensação de cansaço do corpo vai dando lugar a uma energia intensa, positiva, que te faz sentir bem. Relaxe, respire fundo e perceba sua respiração, seu coração batendo, permita-se estar aqui e agora. Mantenha-se por 5 a 10 minutos, de preferência de olhos fechados, ou concentrado em um único ponto.

Quando terminar esses 5 ou 10 minutos de reflexão e foco em si mesmo, escreva como foi a experiência para você. Como se sentiu olhando para si mesmo (a)?

Após essa meditação, sugiro que faça uma sessão de autoconhecimento, também anotando as respostas das seguintes perguntas:

  1. Quais são as coisas que deixam você feliz?
  2. O que faz você se sentir motivado (a)?
  3. O que deixa você orgulhoso (a)?
  4. Quais os acontecimentos pelos quais você é grato (a) em sua vida?
  5. Quais foram suas maiores conquistas?
  6. Quem você ama?
  7. Quem ama você?

Perceba como você se sente em relação ao que foi respondido em cada uma das questões. Com a sua autoestima elevada, seu marketing pessoal ideal será alcançado de uma forma muito mais ampla e eficaz.

Você sente que precisa de ajuda para cuidar melhor de você? Como psicóloga posso te apoiar. Vamos conversar? Clique aqui.

Texto e ferramentas originais do IBC e adaptados por Sheila de Oliveira.

Comentários

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

' skin='skin1'}}

Leia também