6 Maneiras de manter sua motivação

Em um contexto como o que vivemos hoje, somos desafiados a manter nossa energia e nosso ritmo todos os dias. “Não deixar a peteca cair” é extremamente importante, mas em alguns momentos parece impossível.

A insônia vem, o cansaço estaciona, a criatividade vai embora e motivação parece “escorrer pelo ralo”. Porém, algumas práticas simples são capazes de fazer você retomar seu ritmo e manter a energia. Quer saber quais práticas são essas? Vamos lá!

1)     Se analise e se observe

 O autoconhecimento é a chave para se compreender e saber o que te motiva e o que desmotiva. Sugiro que tenha um diário e anote todos os dias:

  • Em quais atividades me senti bem?
  • Em quais atividades não me senti bem?

Ao fim da semana faça uma análise e pense se tem feito mais coisas que te motivam ou mais coisas que te desmotivam. Se faz mais coisas que baixam a sua energia, como pode mudar esse cenário?

Qual a fonte da desmotivação? É o seu jeito de trabalhar? Ou o trabalho em si? Você faz mais coisas que te motivam ou desmotivam?

2) Sonhe

Saiba o que quer e onde quer chegar. Tenha seus desejos em mente, registre fotos, frases, lembretes em uma quadro que irá ver todos os dias. Alimente seu sonho. 

Em um cenário de incerteza, medo e dúvida, mantenha a esperança viva e se conecte com seu futuro desejado.

Pense: como estarei me sentindo quando conquistar meus sonhos? Feche seus olhos, respire fundo e Visualize.

Que emoções sinto, somente ao imaginar que já conquistei meus sonhos?

Se conecte com as emoções da conquista e realização, e sentirá uma renovação imediata da sua energia.

3) Defina suas metas e objetivos

 Tenha um plano de ação com atividades e prazos, registre o passo a passo do que precisa fazer para alcançar seu sonho e foque. Acredite, você sabe o que precisa fazer. Possivelmente é aquilo que tem adiado há muito tempo. Não permita que o cenário desafiador do momento te paralise.

Você pode usar os modelos 5W2H ou SMART para anotar suas metas. Eles ajudam muito. Ou apenas faça uma lista de coisas a fazer.

Se quer se desmotivar, basta não ter metas e nem objetivos definidos.

4) Entre em ação e se autoavalie constantemente

Agora que sabe o que precisa fazer, faça. Implemente novos hábitos, comportamentos e atitudes. Persista!

No mundo corporativo, se fala muito em PDCA quer dizer, em inglês, PLANDOCHECKACT, que significam Planejar-Fazer-Verificar-Agir. Uma forma de fazer esse PDCA é respondendo às perguntas abaixo:

  • O que vou começar a fazer?
  • O que vou fazer mais?
  • O que vou fazer menos?
  • O que vou parar de fazer?

Tenha essa prática de desenvolvimento contínuo e responda essas perguntas semanalmente, como um ciclo que te mantém em movimento.

5) Mantenha-se conectado com pessoas que te inspiram.

Mesmo que seja por telefone, e-mail ou vídeo conferência, mantenha contato com as pessoas que te motivam, te energizam e apoiam seu sonho. Ligue, converse, compartilhe ideias, ouça e esteja presente. Não se isole, não se afaste totalmente. Somos seres sociais e nos manter em contato é importante para nos sentirmos motivados.

Tenha alguém que seja uma espécie de mentor, que te agregue, expanda sua mentalidade e dá possibilidades de ações. Se você sente falta dessa troca e conversa e não percebe ninguém no seu ciclo que pode te apoiar, pode contratar uma Coach ou Psicóloga que te ajudará a se conhecer melhor e se desenvolver.

6) Se reconheça, comemore e agradeça!

Muitas pessoas evitam fazer metas, por se cobrarem demais e entrarem em um ciclo de autocrítica. Esse não é o caminho. É importante olhar para sua evolução, comemorar, se reconhecer, se perdoar pelos erros e agradecer pelos aprendizados.

A cada atividade que conseguir fazer se reconheça. Tenha o hábito de comemorar. As vezes são coisas simples como se presentear, comer algo que gosta, escrever mensagem para si mesmo, se elogiar na frente do espelho. Essas práticas que parecem até “bobas” tem um efeito no cérebro que você nem imagina.

Pratique e me conte como foi para você experimentar. Vou adorar saber.

Um abraço!

Sheila

Comentários

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *