Além da sobrevivência – Desenvolva sua energia e disposição

Desenvolva sua energia e disposição

Olá! As vezes você sente que está somente sobrevivendo? 

Uma baixa energia toma conta, não consegue sentir que produz? O artigo de hoje pode te ajudar a compreender esse fenômeno através da ferramenta  de zonas de energia. Ela é uma estrutura para entender e gerenciar o estado emocional e a performance.

Extraída do trabalho de Tony Schwartz e Jim Loehr, especialmente no contexto de sua obra "The Power of Full Engagement" (O Poder do Engajamento Total). Schwartz e Loehr são coautores deste livro, que foi publicado pela primeira vez em 2003. Eles são os fundadores do The Energy Project, uma consultoria que visa aumentar a produtividade e a satisfação no trabalho através da gestão da energia, em vez do tempo, como a principal moeda para o desempenho de alto nível.

No livro "The Power of Full Engagement", Schwartz e Loehr argumentam que gerenciar energia, não tempo, é a chave para o alto desempenho e a renovação pessoal. Eles introduzem o conceito de quatro dimensões de energia (física, emocional, mental e espiritual) e como a gestão adequada dessas energias pode levar a um desempenho sustentável e a uma melhor qualidade de vida. 

Embora o conceito de "zonas de energia" específicas, conforme você descreveu (Burnout, Sobrevivência, Recuperação, Performance), possa ser uma adaptação ou interpretação dos princípios encontrados em seu trabalho, a essência da ideia reflete a abordagem de Schwartz e Loehr sobre a energia como um fator crítico para o engajamento e a performance.

A idéia é você usar a ferramenta de zonas de energia para melhorar capacidade de recuperação diante das adversidades e trazer você  para a zona de performance. 

1 - Zona de burnout: comportamentos e reações: exausto, triste, deprimido, vazio, desesperado, cansado. 

2 - Zona de Sobrevivência: comportamentos e reações: Desafiador, chateado, teimoso, zangado, frustrado, impaciente, defensivo, irritado, preocupado, ansioso, indignado, invejoso. 

3 - Zona de recuperação: comportamentos e reações: Despreocupado, calmo, sereno, aliviado, relaxado.

4 - Zona de Performance: comportamentos e reações: Desafiado, otimista, confiante, engajado, receptivo, excitado, empolgado, entusiasmado, orgulhoso, feliz, estimulado, admirado.

Agora faça as seguintes perguntas:

  1. Em qual destas quatro zonas você está agora?
  2. O que isto tem lhe proporcionado?
  3. Quais as consequências esta situação pode lhe trazer agora e no futuro? Você costuma alternar a zona de performance com a zona de recuperação ou vai direto para a zona de sobrevivência?
  4. Defina sua zona de recuperação ideal, listando as atividades que o deixam calmo, aliviado ou relaxado. Com qual frequência tem se dedicado a elas? O que precisa fazer para cuidar melhor destes aspectos?
  5. O que você pode fazer ir e se manter mais tempo na zona de performance?

Para uma compreensão mais aprofundada desses conceitos e como aplicá-los na prática, recomendo a leitura de "The Power of Full Engagement". Este livro não apenas detalha a teoria por trás da gestão da energia, mas também fornece estratégias práticas e estudos de caso que ilustram como indivíduos e organizações podem implementar essas ideias para melhorar o bem-estar e a eficácia.

Deseja se aprofundar em desenvolvimento pessoal? Aprender técnicas e ferramentas para se conhecer e ampliar sua realização? Agende sua sessão e inicia a terapia.

Um abraço!

Sheila

Comentários

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *