Gestão do tempo: saiba quais são os 3 erros mais comuns e aprenda a evitá-los

Se você é daqueles que desejam que o dia tivesse mais horas, está sempre sobrecarregado ou tem dificuldade com prazos, provavelmente está cometendo alguns erros na gestão do tempo.

Pense comigo: o tempo é a coisa mais democrática do mundo. Independentemente da ocupação ou classe social, todo mundo tem 24 horas para cumprir seus objetivos diários. Então o que diferencia as pessoas felizes e bem-sucedidas daquelas que estão sempre cansadas e sem tempo pra nada?

Hoje vou mostrar quais são as três atitudes que mais afetam a produtividade e geram estresse. Você também vai aprender estratégias para assumir o controle do seu dia e cumprir as tarefas com tranquilidade. Vamos lá!

Erro 1: Não saber por onde começar

Você provavelmente já vivenciou a seguinte situação: no início do dia, viu tudo o que deveria fazer e sentiu que não teria tempo suficiente. Essa ansiedade te deixou inseguro e você ficou sem saber por onde começar. Ao fim do dia, não conseguiu concluir quase nada, porque, enquanto fazia uma atividade, pensava que deveria estar fazendo outra e ia abandonando uma a uma.

Além da ansiedade, o cansaço e o excesso de informações ao longo do dia prejudicam nosso raciocínio e a tomada de decisões. Mas respire fundo, pois a solução é simples: faça um planejamento no dia anterior! Anote tudo o que você deverá fazer no dia seguinte. Enumere as atividades por ordem de importância e coloque a principal nas primeiras horas do dia. Também é legal definir os horários e a duração de cada tarefa. Isso vai ajudar você a alcançar resultados, ser mais produtivo e fazer tudo com mais prazer, sem se preocupar com o tempo.

Erro 2: Fugir das tarefas importantes

Muitas pessoas que reclamam não ter tempo pra nada são as mesmas que sempre dão um jeito de fugir das responsabilidades, gastando horas em atividades que não têm nada a ver. Se você dá atenção demais a redes sociais, não perde um capítulo da novela ou qualquer outra atividade dispensável, pode ser um procrastinador! Mas calma, dá pra mudar isso.

Para não desperdiçar o dia, reserve até 10% do tempo para ficar à toa. Se acha pouco, lembre-se que essas atividades não geram nenhum resultado. No fundo, você sabe que passar horas no Instagram não é a melhor estratégia para conseguir o emprego dos sonhos.

Uma técnica que pode ajudar você a encarar tarefas importantes é a Pomodoro. Separe seu dia em blocos de tempo, dedicando 25 minutos de atenção plena a uma tarefa e 5 minutos de intervalo. Você pode usar um cronômetro ou baixar um aplicativo como o Pomodoro Timer Lit.

Erro número 3: deixar tudo para a última hora

No dia-a- dia, algumas demandas surgem de repente e são feitas com pressa. Mas e quando o prazo é longo? Você é daqueles que aproveitam para trabalhar com capricho e tranquilidade ou fica estressado, pede mais tempo ou entrega de qualquer jeito?

Deixar tudo pra última hora afeta a qualidade do trabalho e gera ansiedade. Para evitar esse comportamento, comece o dia fazendo aquilo que é mais desafiador, que toma mais energia e exige mais do raciocínio. Assim, mesmo que você dê uma enrolada depois, estará motivado a terminar, porque o mais difícil já foi feito.

Gostou das dicas? Elas foram inspiradas no livro A Tríade do Tempo, de Cristian Barbosa. Para ele, o ideal é dividir nosso tempo em:

  • 70% fazendo o que é importante;
  • 20% fazendo o que é urgente;
  • 10% para o que é irrelevante.

A Tríade do Tempo tem muitas informações bacanas e úteis para quem deseja dominar o próprio tempo e ter mais sucesso e qualidade de vida. O livro também tem um teste muito interessante pra você identificar seu perfil predominante.

Vamos começar?

Agora que você já conhece algumas técnicas para utilizar melhor o seu tempo, só falta

começar! Mas lembre-se: as dicas só funcionam quando são praticadas. Deixe a procrastinação de lado e adote uma atitude positiva.

Espero que este conteúdo tenha sido útil pra você!

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