Descubra 7 formas de fazer novos amigos

Todos nós queremos ter amigos, não é mesmo? Afinal, a amizade é fundamental para o nosso bem-estar emocional e social. Ter amigos significa ter pessoas com quem compartilhar experiências, desabafar, rir, chorar e, acima de tudo, se sentir conectado e pertencente a um grupo social. No entanto, fazer novos amigos nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente para aqueles que são mais tímidos ou introvertidos. 

As relações interpessoais desempenham um papel crucial em nossa saúde mental e bem-estar. Desde os primórdios da existência humana, o ser humano é um ser social e depende do contato com outros para sua sobrevivência física e emocional. Pesquisas recentes têm demonstrado que a qualidade e a frequência de nossas interações sociais influenciam em nossa saúde mental, tanto positiva quanto negativamente.

De acordo com um estudo publicado na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences" em 2015, as pessoas que experimentam solidão têm um risco maior de desenvolver doenças mentais, como a depressão. O estudo também apontou que a solidão pode aumentar o risco de morte prematura em 26%, sendo comparável aos riscos associados ao tabagismo e à obesidade. Mas não se preocupe, a psicologia cognitivo-comportamental pode ajudar. Confira abaixo algumas dicas práticas para fazer novas amizades:

1.Participe de grupos de interesse

Uma das formas mais naturais de conhecer pessoas é participando de grupos de interesse. Seja um grupo de corrida, um clube de leitura, um grupo de meditação, ou qualquer outra atividade que você goste. Ao compartilhar uma atividade com outras pessoas, você tem a oportunidade de conhecer pessoas com interesses semelhantes aos seus, o que aumenta as chances de desenvolver amizades.

2. Seja voluntário

Ser voluntário em uma causa social ou organização pode ser uma forma muito gratificante de fazer amigos. Além de ajudar os outros, você pode conhecer pessoas que também compartilham do desejo de fazer a diferença no mundo. É uma oportunidade para se envolver em uma causa que você acredita e para conhecer pessoas com os mesmos valores e objetivos.

3. Seja você mesmo e se expresse

A autenticidade é um fator chave na formação de amizades verdadeiras e duradouras. Quando você é verdadeiro consigo mesmo e expressa seus pensamentos e sentimentos de forma sincera, você atrai pessoas que valorizam essa autenticidade. Isso não significa que você deva compartilhar tudo com todos, mas sim que você deve ser verdadeiro com as pessoas que conhece. Dessa forma, você estará criando uma base sólida para uma amizade genuína.

4. Abra-se para novas experiências

Muitas vezes, nos fechamos em nossa zona de conforto e perdemos oportunidades de conhecer pessoas novas e interessantes. É importante estar aberto a novas experiências e a se arriscar um pouco. Aceite convites para eventos sociais, experimente novos lugares e atividades, esteja disposto a conversar com pessoas desconhecidas e a iniciar conversas. Quanto mais você se abrir para novas experiências, mais oportunidades terá de conhecer pessoas novas e fazer amigos.

5. Desenvolva suas habilidades sociais

As habilidades sociais são importantes para estabelecer e manter amizades saudáveis. Elas envolvem a capacidade de iniciar e manter conversas, ouvir ativamente, expressar opiniões de forma clara e assertiva, lidar com conflitos e expressar empatia e compaixão. Se você tem dificuldade em desenvolver essas habilidades, pode ser útil procurar a ajuda de um psicólogo que possa orientá-lo a desenvolver suas habilidades sociais.

6. Tenha hobbies e interesses em comum com outras pessoas

Ter hobbies e interesses em comum com outras pessoas pode ser uma ótima forma de conhecer novas pessoas e fazer amigos. Procure por grupos ou clubes que compartilhem dos mesmos interesses que você, como grupos de leitura, de esportes, de música, entre outros. Além disso, participar de atividades em grupo pode ser uma forma de conhecer pessoas novas que têm objetivos e interesses semelhantes aos seus.

Ter um hobby ou interesse em comum pode ajudar a estabelecer uma conexão inicial com alguém, e também pode ser um ótimo tópico de conversa. Por exemplo, se você é apaixonado por fotografia, pode se juntar a um grupo de fotografia local e encontrar pessoas que compartilhem da mesma paixão. Isso pode abrir portas para novas amizades que podem durar a vida toda.

7. Seja paciente e perseverante

Fazer amigos não é uma tarefa fácil e pode levar tempo. Seja paciente e perseverante. Lembre-se que as amizades verdadeiras são construídas ao longo do tempo, e que é preciso investir tempo e esforço para cultivá-las. Não desista se as coisas não acontecerem tão rapidamente quanto você gostaria. Continue se envolvendo em atividades e eventos sociais, e esteja aberto para conhecer pessoas novas.

Fazer amigos é um processo natural e importante para a nossa saúde mental e social. Não há uma fórmula mágica para fazer amigos, mas as dicas acima podem ser úteis para quem está em busca de novas amizades. Se você estiver enfrentando dificuldades para fazer amigos e isso estiver afetando a sua saúde mental, não hesite em procurar ajuda profissional. Como psicóloga cognitivo-comportamental posso ajudar você a desenvolver as habilidades necessárias para estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e significativos.

Comentários

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *